quinta-feira, 5 de novembro de 2009

NOITE VELHA

Mais logo, depois das duas da madrugada, a SIC Notícias repete o documentário "O Mundo Perdido do Comunismo - No Reino do Esquecimento", sobre os horrores do estalinismo na antiga Checoslováquia: largas dezenas de milhares de presos políticos, e perto de duzentos executados por delitos de opinião. Ora aí está uma boa oportunidade para a Rita Rato aprender alguma coisa sobre o credo sinistro que professa. A lição, claro está, é extensiva a quem, eventualmente, tenha passado uns anitos muito desatentos ali para as bandas de Bratislava. Mais logo, noite velha...


DA LÓGICA

As boas almas são muito sensitivas. E, por isso, deitaram-se, num foguete, a repetir a atoarda que Augusto Pólvora havia lançado na cerimónia de tomada de posse do novo elenco camarário: a de que Américo Gegaloto decidira não aceitar pelouros. Pois logo as alminhas, em surdina, puseram o boato a correr de boca em boca por essa Sesimbra fora: que o vereador socialista era um madraço, que não queria trabalhar, e mais isto, e aquilo, e o diabo a sete. Sucede que, logo na primeira reunião de Câmara, Américo apresentou uma declaração em que esclareceu a situação e desmontou o embuste, explicando que, em matéria de aceitação de pelouros, tinha feito ao Presidente da Câmara uma contraproposta, mais conforme àquilo que entendia serem as suas áreas de especialização. Augusto, que recusara a contraproposta, confirmou prontamente a declaração de Américo. Donde se prova que as boas almas mantêm uma relação difícil com a verdade. Melhor mesmo é fazerem como a Rita Rato: não sabem, não leram, não viram, ninguém lhes contou. Custa sempre a engolir, mas, pelo menos, não ofende a lógica.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PALERMICE ABSOLUTA

A Magra Carta tornou-se o primeiro blogue sesimbrense (quiçá, o primeiro português, quiçá, o primeiro mundial) a ter honras de um contra-blogue, que lhe é inteiramente dedicado por quem se está mesmo a ver. Registamos, comovidos, a supina distinção. Só é pena que a primeira réplica ali publicada releve puramente daquela imbecilidade imberbe e farsola que define certos adolescentes: querer contrapôr pretensas características políticas de Américo Gegaloto e Francisco Luís aos horrores dos gulags soviéticos e da repressão sino-maoista, que têm passado despercebidos à deputada comunista Rita Rato (será que ela sabe, ao menos, o nome que tem no BI?), é tolice que fala por si. Em 11 de Outubro, Augusto Pólvora garantiu não querer transformar a sua maioria absoluta numa arrogância absoluta. Talvez. Mas da palermice absoluta com que os seus apaniguados o embaraçam já ninguém o livra.

ELES...

...não viram, não leram, não sabem de nada!